sábado, 19 de junho de 2010

ARREPENDIMENTO

Arrependimento




POR VINICIUS AGUIAR.

II CO 7:10-11

10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
11 Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio.



A paz do Senhor povo lindo de Deus!

Essas palavras quando vem a gente sempre fala pra Deus: Poxa Deus eu queria uma palavra mais light, uma coisa mais “gostosa de ouvir” mas é aí que a gente pensa, evangelho light e gostoso de ouvir tem em toda esquina hoje em dia, precisamos mesmo estar dispostos a anunciar e a ouvir o evangelho verdadeiro, e não tem algo que seja mais essencial nesse evangelho que o ARREPENDIMENTO.

Quando temos um encontro real com Deus, passamos por essa experiência maravilhosa chamada arrependimento, não existe conversão sem arrependimento, não existe evangelho sem arrependimento, não existe “servir a Deus” sem arrependimento. Arrependimento é uma postura, um estilo de vida, não algo pra se ter uma vez, quando aceitamos Jesus como Senhor e nunca mais.

A palavra de Deus diz que pelos frutos são conhecidas as árvores, de fato, são pelos frutos que uma pessoa é conhecida, que um cristão é conhecido. João Batista já falava muito sobre esse tema, e dizia ele: Apresentem frutos dignos de arrependimento. E já que tocamos no assunto de frutos, vamos a eles.

O verso 10 de IICO 7 diz que a tristeza segundo Deus é boa, boa por que gera arrependimento genuíno (não vamos confundir arrependimento com remorso, que nada mais é do que um sentimento leve, uma tristeza segundo o mundo, não segundo Deus, que não nos proporciona mudança, como o arrependimento genuíno nos trás) e quando nos arrependemos de verdade passamos a manifestar esses frutos, 7 segundo Paulo em sua carta.

CUIDADO: Nós entendemos os prejuízos do pecado, principalmente quem esteve envolvido com drogas, bebidas, sexo, mentiras, sabemos o que passamos por causa disso e aprendemos a ter cuidado pra não praticarmos novamente tais coisas, A Bíblia não nos manda enfrentar o pecado mas FUGIR DELE. Isso implica em construir “muros de proteção” ao nosso redor que nos mantenha afastados do pecado, que por sua vez nos afasta de Deus. Precisamos estar cercadas de boas amizades, de irmãos, vigiar quanto ao que vemos e ouvimos, quanto aos lugares e ambientes em que freqüentamos. O arrependimento nos leva a ficar o mais longe possível do pecado ou do que nos leva a pecar. Se algo já nos fez mal um dia por que ficar novamente perto disso? Por que andar no limite? Por que se arriscar? Davi devia estar na guerra mas estava passeando pelo palácio quando pecou. Pedro quando negou Jesus estava sentado junto a roda de escarnecedores. Cuidado meu irmão, cuidado!

APOLOGIA: Apologia é, em poucas palavras, defesa da nossa fé. Não basta não fazer algo, precisamos dizer por que não o fazer, mostrar a verdade, pregar a verdade. A Igreja é chamada de COLUNA E BALUARTE da verdade nesse mundo, mundo esse que ensina mentira, que inverte os valores tais quais conhecemos como cristãos. O arrependimento nos leva a, alem de não cometer os mesmos erros, pregar a verdade do por que não fazemos mais, por que nascemos de novo, nos leva a assumir e difundir a nossa fé.

INDIGNAÇÃO: Talvez reproduzir outro versículo bíblico já explicaria isso muito bem: NÃO VOS CONFORMEIS COM ESSE MUNDO. Quanto mais perto estamos de Deus mais nos sentimos indignados com esse mundo. Não podemos nos acostumar e achar tudo normal, música falando de iniqüidade, consagradas ao diabo, novelas mostrando traição como algo normal, homossexualismo como algo bonito, se vendo tudo isso não estamos nos indignando, meu irmão, estamos perdendo essa benção chamada arrependimento, estamos deixando de manifestar seus frutos. Estamos nos conformando com o errado.

TEMOR: A palavra “temor” ao “pé da letra” no grego significa FOBUS (novo testamento foi escrito em grego) FOBUS é raiz da palavra FOBIA, que quer dizer medo. É, simples assim, medo de pecar. Que tal “pecadofobia” ? Brincadeira a parte, nós precisamos sim ter medo de pecar, o pecado nos afasta de Deus, sem santidade ninguém pode ver o Pai, e nós, como filhos, temos que ter isso como nosso maior medo, estar longe do nosso Pai. O arrependimento verdadeiro nos faz ter medo de pecar, medo de ficar longe de Deus. Ele é um Deus de amor, mas justo, e SANTISSIMO, que jamais vai fazer “vista grossa” pro pecado.

SAUDADE: O arrependimento de verdade nos faz ter saudade de Deus, saudade da nossa pátria, do nosso mundo, sabemos que não somos daqui, e estar longe de onde somos nos faz querer voltar, a Deus, sempre.

ZELO: O zelo, por vezes confundido com cuidado não é bem a mesma coisa. Zelo é a responsabilidade com o que é sagrado nesse contexto. Quando nos arrependemos das nossas velhas obras, desenvolvemos zelo pelas coisas de Deus, seja o templo, as pessoas, o ministério. Jesus, manso e humilde sempre, ficou indignado e ate mesmo violento quando flagrou os religiosos da época fazendo comercio no templo, isso é zelo pela casa do Pai. O arrependimento nos faz ter zelo por tudo que é de Deus, por tudo que Deus ama, isso inclui nosso corpo, e principalmente, as vidas, que é algo de maior valor pro nosso Pai.

VINGANÇA: Por ultimo e não menos importante, Paulo cita VINGANÇA. Quando Deus nos muda nós damos o troco no pecado. O pecado não reina mais em nós, Jesus Cristo é nosso Senhor agora, e nós, nos vingamos do pecado e do diabo vivendo uma vida santa, vivendo como separados, arrependidos, convertidos. Nós somos usados pra pregar contra aquilo que nos fez tanto mal. Deus é tão incrível que vai usar quem foi vitima de drogas pra pregar aos drogados. Vai usar casais vitimas de traição pra ajudar a reconstruir casamentos abalados por isso. Vai usar quem vivia de festa em festa, bebida em bebida, de boca em boca pra pregar contra esses pecados, Deus nos da poder pra isso, e nisso manifestamos o poder de Deus em nós, e o poder que o arrependimento tem de nos mudar.

Ah meu mano, minha mana, ficaria muito mais tempo escrevendo sobre isso, como o arrependimento é importante na nossa vida. Não basta falar que somos crentes, e ir na Igreja não salva ninguém nem muito menos nos faz ser luz nesse mundo, mas arrependimento, ah isso sim nos leva a salvação, ao cristianismo verdadeiro, nos leva a ser padrão pros fieis e testemunhos da verdade em meio a um mundo tão carente de bons referenciais.

Minha oração nesse dia é pra que eu e você possamos apresentar frutos de arrependimento, e se estamos em falta com algum desses frutos que Paulo cita em sua carta a Igreja em Corintos, que possamos olhar pra dentro de nós, pedir direção ao Espírito Santo de Deus e mudar, de verdade, não da boca pra fora, mas de forma a apresentar os frutos. Lembrem –se: Arrependimento é um estilo de vida, e precisamos olhar pra dentro de nós mesmos sempre, e caso estejamos perdendo essa “noção” do perigo que é o pecado e deixando de nos arrepender todos os dias, que voltando a palavra de Deus e aos braços do nosso Pai, deixemos pra trás o embaraço, as iniqüidades, e tudo que nos afasta Dele.

Nele, que é santíssimo, e por assim ser abomina o pecado.

BY-VINICIUS AGUIAR

Um comentário:

  1. A PAZ AMADO VINICIUS MUITO TEM SIDO PROVEITOSO SEUS ESTUDOS NO SEU BLOGGER ,ME OUSO A ENTRAR NO SEU CONHECIMENTO E PASSAR PARA OS QUE TAMBEM EVANGELIZO.GRATA A TI IRMAO.

    ResponderExcluir

"UM AMIGO DESEJÁVEL É SOCORRO EM TEMPO DE DIFICULDADES"